Crianças criam projeto para um parque na Austrália usando o Minecraft
Minecraft é um jogo tão popular entre crianças que já rendeu artigos acadêmicos e teses de mestrado no mundo todo. Basicamente, permite que a criança crie mundos, com topografias e construções diferentes, tendo a seu dispor uma gama infindável de materiais.
Deixando de lado as questões controversas relativas à dependência do mundo virtual, em 2015 foi lançado um concurso de projeto na Austrália entre crianças de nove a doze anos, usando o game como plataforma de desenho. O objetivo: criar um parque nacional nos arredores da cidade de Adelaide que pudesse ser transplantado para a realidade, por isso o slogan “Designs for the real world”, em uma tradução direta, projetos para o mundo real. A prerrogativa era que tudo o que fosse criado pudesse realmente ser construído.
O resultado surpreendeu. O projeto campeão propôs a construção de esculturas de dragões escaláveis, labirintos, áreas para cadeiras de rodas e carrinhos de bebê, um centro de educação e um berçário de plantas. A vencedora foi a escola primária Linden Park, que entregou um vídeo criado dentro do Minecraft para explicar o projeto.
Segundo os organizadores, as crianças do colégio se destacaram no quesito criatividade, porque foram além das outras propostas: a maioria contemplou áreas para churrasco, casas na árvore e áreas para acampamento.
Mais do reforçar a popularidade do jogo, a iniciativa mostrou que independentemente da ferramenta, quando bem orientadas, as crianças sabem intervir em seu espaço urbano.
Confira o projeto vencedor no vídeo realizado com o Minecraft: