© 2016 Pistache Editorial

Oficinas : arquitetura para crianças

 

Ensinar as crianças a observar, a entender e a se divertir no ambiente construído é lhes dar ferramentas para pensar a cidade de forma mais criativa, preparando-as para assumir um papel ativo como cidadãos.

Com conversas e mão na massa, crianças aprendem a observar a cidade e as construções de maneira divertida, e aprendem que são também responsáveis por fazer o espaço urbano.

 

As oficinas têm de 2 a 4 horas, dependendo do conteúdo. Oficinas mais longas apresentam um conteúdo técnico aprofundado sobre arquitetura.

Também montamos oficinas para eventos específicos. Nosso objetivo é que as crianças tenham uma experiência lúdica sobre arquitetura, e despertem sua curiosidade para a disciplina. As oficinas podem ser adaptadas a diferentes contextos e necessidades, para escolas, centros culturais e cursos livres.

Invenções para morar: construção de maquetes

(2 ou 4 horas)

 

Tendo como base o livro Casacadabra, a oficina mostra diferentes maneiras de morar e conta como uma cidade pode ser construída. Aborda obras de arquitetos importantes como Gaudí (Casa Batlló), Frank Lloyd Wright (Fallingwater), Lina Bo Bardi (Casa de Vidro) e Oscar Niemeyer (Edifício Copan). Com materiais recicláveis, as crianças constroem maquetes de casas e montam, juntas, uma pequena cidade, levando em conta as relações das pessoas com o meio urbano.

Oficinas de arquitetura para a família

Invenções para morar: desenho de casas

(2 horas)

 

Tendo como base o livro Casacadabra, a oficina mostra diferentes maneiras de morar e conta como uma cidade pode ser construída. Aborda obras de arquitetos importantes como Gaudí (Casa Batlló), Frank Lloyd Wright (Fallingwater), Lina Bo Bardi (Casa de Vidro) e Oscar Niemeyer (Edifício Copan). Com desenhos e colagens, as crianças criam suas casas imaginárias.

Minioficinas

(2 horas)

 

Formas geométricas, equilíbrio das construções, cúpula geodésica, percepção do espaço. As aulas com 2 horas de duração podem ser oferecidas separadamente ou em conjunto, formando um curso. 

Oficinas de arquitetura para crianças

Confira por onde nossas oficinas já passaram: