top of page
Posts em destaque

O que um urbanista faz: como explicar para crianças de 5 anos

Pete Sullivan, urbanista da Carolina do Norte, Estados Unidos, recebeu uma incumbência: ir à escola do filho de 5 anos e explicar aos seus amigos de sala como era seu trabalho. Legos coloridos e grandes figuras o ajudaram a entreter os alunos e a passar sua mensagem.

Na hora de organizar sua apresentação, Pete se deu conta de que livros e filmes para crianças falam sobre médicos, construtores, chefes de cozinha, mecânicos, pilotos, homens de negócios. Mas não falam sobre urbanistas. "Nossa profissão é mal representada na mente dessas crianças jovens porque elas são muito jovens para entendê-la? Não, crianças sabem o que é um bairro. Seria o tema muito entediante para as crianças? Não, elas amam bicicletas, trens, playgrounds e arranha-céus", conta Pete em seu artigo.

Então por que o urbanismo é tão mal celebrado, e porque não é um campo de estudos pelo menos até o ensino superior? Pergunta que cabe nos Estados Unidos e por aqui também.

Em sua apresentação, Pete procurou definir urbanismo de forma que fosse o mais vivo e familiar possível. Chegou a duas explicações:

1. Urbanismo significa fazer melhores espaços colocando as coisas certas em seu lugar certo

2. É trabalho do urbanista decidir quais coisas – como edifícios, ruas e parques – devem ir em cada lugar

Ao enfatizar o conceito de lugar, Pete focou em quatro grandes exemplos: cidades, subúrbios, interior e natureza. A explicação sobre o que significa cada um desses lugares e como são diferentes um do outro foi seguida de uma discussão sobre o que encaixa melhor em certos lugares e como os urbanistas ajudam a tomar tais decisões.

Além de colagens com imagens, Pete montou com seu filho modelos de cada um dos lugares utilizando Lego – e quem resiste a Legos coloridos? Os alunos puderam interagir com os modelos e criar novas construções neles.

Posts recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page