top of page
Posts em destaque

Criança vai à escola de arquitetura? Sim!


imagem: divulgação UK

Um monte de palitos, cola quente e tesoura, tudo em cima de uma mesa. E pequenas mãos juntando, cortando e colando. A estrutura vai crescendo, e a curiosidade de quem vê também. Essa é uma das tantas atividades que escolas de arquitetura espalhadas pelo mundo promovem em seus espaços. A diferença é que muitos alunos têm apenas quatro ou cinco anos de idade. E começam a aprender como as coisas ficam em pé, ou como tudo pode ficar instável, bambolear e de repente... cair!

Na Finlândia tem uma escola dessas. Chama-se Arkki, e além de cursos regulares em prédio próprio promove em escolas infantis da Europa workshops sobre o assunto. Neste verão, foi a vez das crianças da Grécia experimentarem um pouco de arquitetura e construção.

Outra escola que faz um trabalho nesse sentido é a Mauhaus, na Espanha. Crianças da escola chegaram a montar um ninho de pássaros para entender como uma forma curva protege e, ao mesmo tempo, sustenta.

Todo esse aprendizado é possível porque as diferentes formas, seus vazios, as cores e os materiais fazem parte do repertório natural das crianças. São esses elementos que elas juntam e formam o cenário a sua volta. E quanto antes aprenderem que também podem interferir nesse cenário, melhor pra todos.

imagem: divulgação Maushaus

Posts recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page